sexta-feira, 3 de junho de 2011

Meio Ambiente


No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.
criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.
A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.
É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.
E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.

fonte: http://www.brasilescola.com

14 comentários:

  1. Eu achei muito interessante o filme,nos faz refletir bem sobre o nosso meio ambiente,faz com que cada um de nós comece a fazer a nossa parte,para o mundo melhorar.

    ResponderExcluir
  2. eu achei muito criativo pois nos ajuda a refletir a situação do nosso planeta;e faz com que cada um de nós comece a fazer a nossa parte
    Iara Cristina

    ResponderExcluir
  3. Um vídeo curto, mas com um conteúdo bastante da hora! Músicas como Earth Song do Michael Jackson e Epitáfio dos Titãs nos fizeram realmente parar pra refletir! E algumas das frases mais bonitas que já vi, foram citadas no vídeo: "Quando o homem aprender a respeitar o menor, sendo ele uma planta, um animal, ou outro ser, conseguirá amar seu semelhante." / "Cuidar da Mãe Terra: Sozinhos podemos pouco, juntos podemos muito mais!" Valeu pelo vídeo! Espero uma maior conscientização de todos! (:

    Por: Joana D'arc Silveira Menezes - 9º Ano

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do video. De todas as imagens, videos, musicas. Concientizou a todos, como devemos cuidar do mundo, para ele ficar melhor!:)

    Ana Cássia Mendes Araújo, N° 01, 9° ano.

    ResponderExcluir
  5. Este foi um filme muito intereçante que mostrava uma realidade que muitos não querem asseitar,a qual mostra um planeta debilitado e necessitado de nossa ajuda urgentemente a fim de que não chegue a um estado de destruição inreversível onde nossa especie fique ameaçada.

    Elias Nº10 9°Ano

    ResponderExcluir
  6. O video foi bastante proveitoso, pois todos presentes poderam ver o mundo no passado, com suas vastas florestas e com o ar puro, o presente, ja mudado com os desmatamentos e a poluição diária, e o futuro caso nós não mudemos, ficará nas condições mais precárias possíveis, com o esgotamento da água e dos recursos naturais.
    Cada um deve se concientizar, pois mudanças simples, mas em conjunto poderão mudar o mundo!

    ResponderExcluir
  7. Não vimos o tempo passar ao assistir porque foi realmente muito divertido e interessante. Ele nos fez pensar mais sobre o que está acontecendo a nossa volta e que nós muitas vezes fechamos os olhos.

    Maria de Lourdes Silveira Nº21

    ResponderExcluir
  8. Achei, muito interessante, e criativo, e faz a gente refletir em ajudar o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Ao ver esse vídeo, percebi que devemos tomar conta do meio ambiente, e do nosso planeta melhor, pois se não depois virão as consequências futuras!!!

    ResponderExcluir
  11. o vídeo é muito bom, mostra o que futuramente pode acorrer, nos ensina como prevenir essas tais coisas que podem acontecer, tendo como foco a água no planeta!

    ResponderExcluir
  12. O video foi muito bom falou de tudo um pouco, como nos devemos faser para melhorar o meio ambiente e etc,e ajente tem que se ligar nesse frase que tinha lá '' Enquanto nos damos volor a coisas inutes o planeta se acaba injustamente''.
    tente melhorar o meio ambiente, valeu Fabiano o video foi muito bom (:

    ResponderExcluir
  13. foi muito legal ate a parte em que a psicologa me chamou mas até a parte em que eu assisti só retratava a realidade de como esta nosso planeta

    ResponderExcluir